12 de jan. de 2021

São João de Caruaru pode ser cancelado em 2021

A tradicional festa do São João de Caruaru pode ser cancelada novamente em 2021 (Divulgação/Prefeitura de Caruaru)
A realização das festas juninas na Capital do Forró ainda é uma incógnita para o ano de 2021. O tradicional São João de Caruaru, que reuniu mais de 3,2 milhões pessoas na sua última edição em 2019, pode não ser realizado mais uma vez em virtude da pandemia da Covid-19.

Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC), Rubens Júnior, comentou que o São João de Caruaru pode ser cancelado em 2021. Mesmo com a estrutura e o cronograma de vacinação que está sendo pensado, o processo de imunização da população deve demorar mais do que o previsto, tendo como base a vacinação que ocorre em outros países.

A demora no cumprimento das etapas do cronograma de vacinação da população deve implicar no cancelamento da festa do “Maior e Melhor São João do Mundo" em mais um ano. Entre outros fatores, existe a dificuldade em cumprir com os protocolos de higiene e segurança diante da aglomeração registrada nas festas juninas.
“Possivelmente nós não vamos ter São João. A cada dia que se passa eu me preocupo mais. Apesar de estar aqui, preparando o São João, a probabilidade de que ele seja realizado é muito pequena”, afirmou Rubens Júnior.
Outro fator que implica na não realização do São João de Caruaru é o decreto que prorroga o estado de calamidade pública em Pernambuco, que foi estendido pelo Governo do Estado até o dia 30 de junho de 2020.

Sobre a decisão final a respeito da realização da festa, Rubens Júnior explicou que a gestão municipal deve aguardar algum tempo para realizar a divulgação e que não existe a possibilidade de realizar a festa em outro mês do ano. Se a festa não for realizada no mês de junho, não haverá São João de Caruaru em 2021.
“Vamos esperar um pouco mais até que a gente possa tomar uma decisão, se pode ou se não pode”, disse o presidente da FCTC.
Carnaval em Caruaru

Ainda de acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, as tradicionais prévias carnavalescas não devem ser realizadas em Caruaru, seguindo a determinação do Governo do Estado.

Não estão permitidas festas públicas ou privadas e a Fundação de Cultura não dará nenhum tipo de incentivo para a realização de eventos, tendo em vista que as festas estão proibidas. Um dos principais blocos de prévia carnavalesca de Caruaru, o bloco da Confraria da Sucata, também não deve ser realizado por causa do decreto. 

O presidente da fundação reforçou ainda que quem descumprir o decreto pode ser penalizado pelas equipes de fiscalização da Ordem Pública, do Procon e da Vigilância Sanitária.

Da redação | PE+ Notícias
Com informações do NE10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.