5 de ago de 2019

Casos suspeitos de sarampo são registrados em Pernambuco


Em 27 de julho de 2019 a Secretaria de Saúde de Caruaru recebeu um alerta do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de que 50 estudantes de Pernambuco após viagem à Porto Seguro/BA, no período de 28/06 a 1/07, seis destes alunos apresentaram sintomas de sarampo. Os pacientes estão sob investigação e três deles são residentes de Recife, dois de Caruaru e um de Olinda. Todas as ações de investigação e controle já estão em andamento pelas equipes de Saúde dos municípios.

Os últimos casos de Sarampo em Caruaru foram em 2014 com cinco confirmados. Apesar da cobertura vacinal de Caruaru para tríplice viral estar acima do recomendado, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que os cartões de vacina sejam atualizados, em caso de atraso, principalmente em menores de cinco anos.


O QUE É NECESSÁRIO SABER:

Quais os principais sintomas do sarampo? Febre, conjuntivite, exantema (manchas vermelhas que inicia no rosto e se espalha para troncos e membros), coriza, cefaleia.

Qual sua forma de transmissão? Respiratória, através de fala, tosse, espirro.

Em caso de sintomas, qual unidade devo procurar? A mais próxima de sua casa, podendo ser UPA ou Unidade Básica de Saúde.

Como posso me proteger? A vacinação é a única forma de prevenção.

Quem estiver com sintomas deve evitar aglomerações e procurar com urgência uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Vacinação em crianças: É necessário que a criança apresente duas doses da vacina tríplice viral. A primeira dose com 1 ano de idade, e a segunda dose com 1 ano e três meses.

Vacinação em adultos até 29 anos: É necessário que apresente duas doses da vacina tríplice viral.

Vacinação em adultos até 49 anos: É necessário que apresente uma dose da vacina tríplice viral.

A vacina é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.

Da redação | PE mais
Com informações do Site Espiaqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.