18 de jul de 2019

Estudante de Caruaru desenvolve sistema automatizado para alimentação de animais de rua


O estudante Rafael da Silva Hermano, que cursa Engenharia Elétrica no Centro Universitário UniFavip|Wyden, em Caruaru, desenvolveu um dispositivo automático para alimentação de cães e gatos em situação de rua. O projeto IFeed Pet, fruto do seu trabalho para a conclusão da graduação, teve um protótipo instalado no bairro de Nova Caruaru e está sendo considerado um sucesso.

A ideia de desenvolver o sistema surgiu a partir da preocupação do estudante com a superpopulação de cães e gatos não domiciliados, que é grave em todo o país, trazendo problemas associados à ordem urbana e ao bem-estar desses animais que sofrem maus tratos, subnutrição e doenças. 
“Por meio de estudos de automação, instrumentação e sobre o conceito de IoT (Internet das Coisas), foi possível criar um dispositivo com interface capaz de automatizar, controlar e monitorar a alimentação desses animais de rua”, explica Rafael Hermano.
O projeto inicial foi instalado no bairro Nova Caruaru, mas pode ser desenvolvido e expandido para outras localidades. 
“O dispositivo teve sucesso em testes realizados, tanto no hardware quanto no software, que se mostraram funcionando corretamente. Então, com certeza, tem potencial para ser replicado”, afirma o estudante. 
O sistema consegue identificar quando os recipientes estão sem ração e água e os repõe automaticamente.

Da redação | PE mais
Com informações do Blog do Mário Flávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.