7 de fev de 2019

Tony Gel fala sobre possibilidade de rompimento da Barragem de Jucazinho


O deputado Tony Gel (MDB) expôs preocupação, na Reunião Plenária desta quinta (7) na ALEPE, com a possibilidade de rompimento da Barragem de Jucazinho, no Agreste Setentrional. Ao fazer a advertência, Tony Gel fez alusão às tragédias ocorridas nas cidades mineiras de Mariana, em 2015, e Brumadinho, no último dia 25 de janeiro, após o estouro de barragens da Samarco e da Vale, respectivamente.

O parlamentar destacou que, mesmo após o ex-presidente da República Michel Temer ter assinado a liberação de recursos para a recuperação do equipamento, as obras ainda não foram feitas.

Tony Gel lembrou que o Relatório de Segurança de Barragens, apresentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em novembro de 2018, indicou “comprometimento estrutural importante” na Barragem de Jucazinho.

O deputado disse já ter alertado o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), o Ministério da Integração Nacional e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), pedindo a conclusão das obras de requalificação.

O parlamentar também manifestou apoio à iniciativa do deputado federal Danilo Cabral (PSB), que apresentou, nessa quarta (6), um ofício para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, em que solicita providências para o início da recuperação da barragem.
“É preciso fazer um trabalho de requalificação em Jucazinho. Não podemos negligenciar essa questão, tendo em vista os fatos lamentáveis ocorridos no Brasil nos últimos anos. Os técnicos dizem que uma catástrofe com uma barragem de água acontece muito mais rapidamente do que com uma de rejeitos”, alertou Tony Gel.
Da redação | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.