30 de ago de 2018

Frei Miguelinho é uma das cidades com pior índice de vacinação no Brasil


A cidade de Frei Miguelinho, no Agreste de Pernambuco, é uma das que constam em uma lista divulgada pelo Ministério da Saúde com indicação dos 312 municípios brasileiros com piores índices de vacinação. Uma reunião entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Prefeitura de Frei Miguelinho será realizada nesta sexta-feira (31) em Caruaru, também no Agreste, para tratar sobre a baixa cobertura vacinal contra poliomielite no município.

A reunião será coordenada pelo procurador da República Luiz Antonio Amorim Silva. O objetivo do MPF é identificar a real situação vacinal do município, bem como as medidas que vêm sendo adotadas pela prefeitura para ampliar o número de crianças vacinadas contra a poliomielite. Também foram convidados para a reunião representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Ministério Público.

Para o MPF, não vacinar é expor as crianças ao risco de doenças e morte, além de facilitar a introdução no País de doenças imunopreveníveis já eliminadas. Os municípios devem adotar medidas para aumentar a cobertura vacinal, como ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação, busca ativa de crianças que não estejam com a caderneta de vacinação em dia e observação rigorosa do Calendário Nacional de Vacinação, entre outras. O descumprimento destas medidas pelos órgãos públicos pode caracterizar ato de improbidade administrativa.

Da redação PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.