6 de fev de 2018

Taquaritinga do Norte perde o conceituado médico Dr. Genésio Oliveira

Faleceu na noite de ontem (5), com 84 anos, o conceituado médico Dr. Genésio de Oliveira, muito popular em Taquaritinga do Norte.


Dr. Genésio construiu ao longo de sua vida profissional uma belíssima história na Saúde da 'Dália da Serra', onde foi diretor do Hospital Geral Severino Pereira da Silva em Taquaritinga do Norte, e atuava na Saúde do município há mais de 30 anos. 

Dr. Genésio tinha residência em Taquaritinga do Norte desde Janeiro de 1983. Dos momentos que marcaram sua vida, ele citava o nascimento de seus filhos, o momento que recebeu o Título de Cidadão de Taquaritinga do Norte e também o Prêmio Brasil de Medicina 2010 em São Paulo, maior premiação da América Latina, pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados a sociedade e a Cultura Médica Brasileira.

Sobre Taquaritinga, falava:
“É minha segunda Terra Natal, graças ao honroso convite que recebi do Industrial, Ilustríssimo Sr. Severino Pereira da Silva, para compor a Equipe Médica fundadora do Hospital Geral Severino Pereira da Silva, Taquaritinga do Norte é uma boa página de minha existência”.
O corpo esta sendo velado na Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte, e em seguida seguirá para Rio Formoso sua cidade natal onde acontecerá o seu sepultamento.

HISTÓRIA
Médico na Obstetrícia e Ginecologia, Dr. Genésio nasceu em Rio Formoso. Em 1964, ainda estudante de medicina fez residência no Hospital Bandeira Filho em Recife até 1983, quando chegou a Taquaritinga do Norte, antes disso, procurava ir sempre a 'Dália da Serra' pois gostava muito do clima e das pessoas.

Em 1967, foi trabalhar no Hospital Barão de Lucena, como um dos fundadores, para coordenar uma equipe de Obstetrícia de alto risco no Nordeste, e lá trabalhou até o ano de 1983. Em seguida começou a trabalhar no Hospital Geral Severino Pereira da Silva em Taquaritinga, para compor o quadro na área e ficar fazendo perícia do INAMPS, assumindo a superintendência e auditoria do Hospital, depois disso ocupou muitos outros cargos importantes no município e no estado.

Assim que chegou a Taquaritinga, o benfeitor Severino Pereira pediu um laudo a ele e ele o fez, mas não podia assinar porquê não tinha a formação para perícia. Passados alguns dias, ele foi convidado a ir à Brasília fazer um curso para capacitação como perito, um presente de Severino Pereira, pois a perícia ficou perfeita quando examinada.

Com a morte do benfeitor Severino Pereira, houve a doação do Hospital para o município e a  prefeitura ficou como mantenedora, ele continuou com auditoria, supervisor e médico, na então administração de Jânio Arruda. Depois, na administração do ex-prefeito Zeca ficou como diretor médico, pois quem respondia como diretor da FUNDATA era Marcos Xavier.

Por Paulo Pereira
Da redação | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.