10 de jan de 2018

Taquaritinga do Norte recebe peregrinos da 12ª Caminhada de Santo Amaro

Peregrinos saíram no dia 5 de janeiro da cidade de Jaboatão dos Guararapes e chegaram nesta quarta-feira a Taquaritinga Foto: Paulinho Bossa/PE mais
Na tarde  desta quarta-feira (10), Taquaritinga recebeu mas uma vez os peregrinos da Caminhada de Santo Amaro que neste ano completou a sua 12º edição.


O peregrinos saíram no dia 5 de janeiro da cidade de Jaboatão dos Guararapes e caminharam por cerca de 190 km até chegar a 'Dália da Serra'. O caminhada atravessa dez municípios, dentro do seguinte roteiro: Jaboatão dos Guararapes, Moreno (Capela N. S. Graças), São Lourenço da Mata, (Matriz da Luz e Tiúma), Paudalho (Povoado de Guadalajara, São Severino dos Ramos), Carpina, Lagoa do Carro, Limoeiro (Vila Mendes), Bom Jardim (Gruta N. S. Lourdes), Surubim (Povoado Lagoa da Vaca) e Vertentes (Povoado Junco) até chegar a Taquaritinga do Norte.


Prefeito, vice-prefeito e vereadores receberam os peregrinos na entrada da cidade e em seguida todos saíram em direção a Igreja Matriz de Santo Amaro, onde receberam a benção do Padre Ivemar Pontes, Pároco da cidade.


O Caminho de Santo Amaro é um trajeto de 190 quilômetros em devoção ao Santo, padroeiro das duas cidades. A proposta é fazer com que os religiosos vivam a simplicidade, a humildade e a fraternidade, com paradas noturnas para reflexão. Ao longo dos seis dias, os fiéis vivenciam rituais de fé e as simbologias propostas pela organização. Entre os momentos especiais desse caminho, se destaca o ritual do fogo. A atitude consiste na queima de uma peça de roupa da bagagem para representar a vitória sobre as dificuldades e o despojamento de antigos hábitos, dando início a uma nova vida a partir desta caminhada. O ato representa a ressurreição das cinzas, como a ave fênix e acontece na noite que antecede o último dia de caminhada, já na cidade de Surubim.

Da redação | PE mais




Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.