12 de nov de 2017

Grupo consegue ampliação do uso da tribuna popular na Câmara de Taquaritinga do Norte

Vereadores de Taquaritinga do Norte em sessão | Foto: PE mais/Arquivo
O grupo Juventude Ativa, a partir de muitas intervenções e diálogo, solicitou aos vereadores de Taquaritinga do Norte, que modificassem, através de uma resolução, o Art. 115 do Regimento Interno da Câmara Municipal, com o objetivo de conseguir a ampliação do espaço na Tribuna Popular. Em nota divulgada na noite deste sábado (11) no Facebook, o grupo explica como se deu o resultado.
"O trâmite iniciou-se quando, após ouvir o grupo, o vereador João Eugênio se sensibilizou e fez um requerimento a Mesa Diretora solicitando a alteração no Regimento Interno para o uso da Tribuna Popular em 5 reuniões a cada período legislativo, sendo as pares. A Mesa Diretora, por sua vez, propôs a modificação para o uso em apenas 2 reuniões a cada período legislativo (5ª e 10ª) e colocou em pauta. No entanto, o vereador Claudinho de Tonton, também se sensibilizou e pediu vistas do Projeto de Resolução e colocou uma emenda que dava a oportunidade do povo usar a Tribuna Popular em 5 reuniões, sendo as pares, conforme sugerido por João Eugênio, e não em 2 reuniões (5ª e 10ª) como proposta pela Mesa Diretora".
A nota, assinada pelo presidente do grupo Jessé Marques, também menciona como se posicionaram os vereadores em votação que aconteceu na Casa Miguel de Lucas de Araújo.
"Dessa forma, votaram à favor da emenda do vereador Claudinho e a favor do Projeto de Resolução, os vereadores: João Eugênio, Claudinho de Tonton, Borges, Hélio, Jurandi e Dé Cumaru. Em contrapartida, votaram contra a emenda do vereador Claudinho de Tonton e contra o Projeto de Resolução, os vereadores: Geovane, Oscar, Rogéria e Demir."
Com a nova Resolução aprovada na na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira (10), o espaço a Tribuna Popular será concedido em 5 reuniões durante cada período legislativo, sendo exclusivamente nas reuniões pares (2ª, 4ª, 6ª, 8ª e 10ª). Ao público que pretende usar a tribuna é necessária fazer uma inscrição prévia, 24h antes da reunião.

O grupo finaliza a nota convidando organizações e a população a usar o espaço na casa legislativa.
"Por fim, convidamos as Entidades Sindicais, Associações de Moradores e demais organizações populares de Taquaritinga do Norte, desde que sediadas ou representem setor ou segmento social do Município, conforme dita o Regimento, a usufruírem o direito ampliado, afinal, é uma conquista de todos nós e para nós."
Por Paulo Pereira
Da redação | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.