13 de jul de 2017

Empresa de pesquisa UBD é acusada de cobrar para premiar prefeitos

Recentemente, prefeitos do Polo de Confecções e de outras regiões do estado tiveram os nomes incluídos em uma relação intitulada como "Os melhores prefeitos de Pernambuco", a lista foi apresentada pela União Brasileira de Divulgação (UBD) em seu site (http://www.ubd.com.br).


De acordo com denúncias, os prefeitos que aparecem na lista pagam pela inscrição no evento. A UBD também cobra pela emissão do certificado e outras despesas que têm os custos bancados por recursos públicos das prefeituras, o que coloca em questionamento a credibilidade do evento, transformando a premiação em “jogo de cartas marcadas”.

Em duas premiações em que figuram os prefeitos dos município paraibanos de Sapé e Montadas, no ano de 2016, denúncias apontaram o pagamento pela premiação que têm sido alvo de críticas e polêmica por todo o Brasil nos últimos anos.

Imagem: http://www.conexaogps.com.br | Divulgação
Conforme os dados dos SAGRES/TCE, em março e abril de 2015, a Prefeitura Municipal de Montadas teria pago a empresa União Brasileira de Divulgação (UBD) duas parcelas de R$ 350,00 referente ao certificado destinado a então secretária de educação da época, Geridalva Alves de Souza, o qual teria custado R$ 700,00 na época; a premiação chamava-se “Gestor nota 10”.

Imagem: Divulgação
Diversos sites e blogs de todo o Brasil questionam a credibilidade de tais premiações, vindo assim a realizar uma série de denúncias referente ao processo de escolha dos gestores e secretários em tais premiações. Entre as premiações acusadas de carência de credibilidade estão: O troféu JK, Gestor nota 10, os 100 melhores prefeitos do Brasil, a Medalha Brasil-Suíça em educação e Qualidade Total e o Prêmio Sustentabilidade Social. 

Segundo o jornalista pernambucano Madson Vagner, a União Brasileira de Divulgação (UBD), incluiu na relação de premiação dos ‘100 melhores prefeitos do Brasil’, gestores com diversos processos, desmandos administrativos e até mesmo prefeitos cassados. O mesmo esquema seria realizado pela empresa União Brasileira de Divulgação (UBD), nas conhecidas premiações denominadas: “Gestor nota 10”, “Os 100 melhores prefeitos do Brasil, edição 2013” e a premiação “Medalha Brasil-Suíça em Educação e Qualidade Total”.

A falta de credibilidade da União Brasileira de Divulgação (UBD) pode ser constatada através de sua própria página online, a qual não menciona nenhuma informação relevante sobre a instituição ou a metodologia científica utilizada na pesquisa. além disso, apresenta uma plataforma antiga e amadora, evidenciando indícios de que trata-se de uma premiação meramente comercial. A premiação também é feita de maneira desorganizada como mostra a imagem abaixo, divulgada pela UBD em seu site.

Premiação realizada pela UBD | Foto: Site/UBD
No site, o endereço da empresa é de Bandenerstrasse, na Suiça e para contato aparecem apenas um número de telefone e um endereço de e-mail. O blog PE mais tentou por diversas vezes entrar em contato com a UBD para obter informações sobre o levantamento e a metodologia que a empresa utilizou para selecionar os melhores gestores, porém, ao ligar para o número de telefone disponibilizado no site da UBD, só dá caixa postal.

Por Paulo Pereira
Da redação | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.