14 de mar de 2017

CONIAPE realizará seminário nesta terça (14) em Caruaru


Presidido pelo prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), o Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) promoverá nesta terça-feira (14) no auditório do Shopping Difusora, em Caruaru, a partir das 14h, uma série de palestras sobre a importância da unidade dos municípios em defesa dos interesses dos seus munícipes.

Um dos palestrantes será Viviane Macedo Garcia, especialista em Administração Pública e Gestão Urbana (PUC-MG) e consultora em gestão pública para municípios e consórcios públicos, e outro o administrador de empresas Ivan Duque de Paiva Filho.

Além dos dois, o evento terá representantes do próprio Coniape que é a advogada Diana Câmara. Segundo ela, o seminário tem por finalidade aprofundar as discussões acerca do papel dos consórcios públicos nas administrações municipais.

“Diante do cenário macroeconômico de recessão, os consórcios surgiram como instrumento para a realização do planejamento e o desenvolvimento das regiões de forma coordenada, unindo forças dos municípios para maior eficiência da gestão e economia de gastos. O Coniape quer avaliar a experiência de outros consórcios, buscando o aprimoramento da gestão de seus processos internos, o conhecimento das possibilidades de um consórcio público e a ampliação dos serviços que podem ser oferecidos aos municípios”, afirmou Diana Câmara.

O Coniape foi criado em 2013 e reúne 18 municípios do Agreste pernambucano, a saber: Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Taquaritinga do Norte, São Joaquim do Monte, São Caetano, Bezerros, Brejo da Madre de Deus, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Vertentes, Toritama, Frei Miguelinho, Casinhas, João Alfredo, Orobó, Jataúba, Bom Jardim e Riacho das Almas.

Pernambuco tem atualmente 11 consórcios intermunicipais, porém nenhum deles funciona satisfatoriamente. Em vez de fazerem compras em bloco, como recomenda o figurino, cada prefeito continua dono do seu nariz.

Da Redação | PEmais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.