27 de out de 2016

Geraldo Julio deve vencer o segundo turno no Recife diz pesquisa do IPMN

O prefeito do Recife e candidato à reeleição pela Frente Popular, Geraldo Julio (PSB), deve vencer o segundo turno do pleito, marcado para o próximo domingo (30). É o que aponta o terceiro levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), divulgado nesta quinta-feira (27).

O estudo, encomendado pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, mostra Geraldo com 59% das intenções de votos, contra 41% do candidato da coligação Recife pela Democracia, João Paulo (PT). Considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o IPMN aponta para a manutenção do patamar da disputa durante toda essa segunda parte das eleições municipais da capital pernambucana. Na primeira pesquisa, Geraldo obteve a preferência de 60,2% do eleitorado. Na segunda, o percentual chegou a 61%.

Para o coordenador do Instituto e cientista político Adriano Oliveira, o quadro não deve mudar nesta reta final da campanha eleitoral. “A atual pesquisa, como o conjunto das pesquisas realizadas, não sugere movimento abrupto do eleitorado. Portanto, esta penúltima pesquisa do IPMN fortalece a hipótese de que o candidato do PSB deve vencer a disputa eleitoral”, explicou.

Na pesquisa espontânea, 47% das pessoas que participaram da pesquisa indicaram que iriam votar em Geraldo Julio. Já 34% indicaram João Paulo. O percentual do eleitorado que pretende votar em branco, anular ou não respondeu à questão chegou a 18%. Na pesquisa estimulada, quando os candidatos são indicados, não houve muita variação. Geraldo obteve 49% das indicações de voto e João Paulo, 35%. Votos brancos, nulos ou que não responderam chegaram a 16%.

“É importante destacar que o conjunto das pesquisas revela que o candidato João Paulo não ‘roubou’ eleitores de Geraldo Julio. Este fato, observado na trajetória do segundo turno, reforça a tese de que o atual prefeito do Recife deve ser reeleito”, completou Adriano Oliveira.

Essa terceira rodada de pesquisa foi realiada nos dias 25 e 26 de outubro e registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número PE-01672/2016, no dia 21 de outubro. O nível estimado de confiança é de 95%

REJEIÇÃO – O IPMN também mediu a rejeição dos candidatos entre o eleitores ao perguntar sobre qual deles causava medo caso fosse eleito prefeito do Recife. Da amostragem, 20% responderam João Paulo, 13% Geraldo Julio e 65% nenhum deles.

GESTÃO – Líder nas pesquisas de intenção de voto, o prefeito Geraldo Julio também é bem avaliado por 59% dos eleitores, enquanto 36% desaprovam a forma como o socialista comanda a cidade. Para 9%, a atual administração da prefeitura do Recife é ótima. Do montante, 31% classificam como boa e 32% definem como regular. Outros 26% responderam que a gestão é ruim ou péssima.
Da Redação | PEmais
Com informações do Leia Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.