14 de jul de 2016

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara

maia

Após mais de 20 anos o Democratas volta a comandar a Câmara dos Deputados. No segundo turno, o deputado Rodrigo Maia obteve 285 votos contra 170 votos de Rogério Rosso (PSD). Após a vitória ele fez um agradecimento a vários partidos, entre eles o PCdoB e o PDT, tradicionais partidos de esquerda. O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) também foi citado nominalmente pelo novo presidente da Câmara.

Maia relembrou sua trajetória no parlamento e disse que não imaginava que iria concorrer à presidência. O deputado disse ainda que o país só vai superar a crise política quando a Câmara conseguir superar a crise pela qual vem passando. “A solução [para a crise] não passa por nenhum outro Poder, passa pela Câmara”, disse.

O deputado também citou episódios de corrupção envolvendo parlamentares. “Convoco a todos, independente do resultado, para que, a partir de amanhã, possamos virar essa página que envergonha cada um de nós, onde a prioridade hoje não é o plenário, mas o interesse pessoal de um, dois, três deputados”, criticou.

Maia também voltou a afirmar que vai valorizar o papel das minorias no processo parlamentar. “Quem quer calar a oposição não quer democracia, queremos uma oposição forte ao nosso governo, porque uma oposição forte vai ajudar a enxergar os nossos erros”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.