14 de jul de 2016

Pesquisa - Roberto Asfora e Hílario Paulo apresentam empate técnico no confronto direto



O ex-prefeito Roberto Asfora (PSDB) e o vereador e pré-candidato a prefeito Hilário Paulo (PSD) apresentaram um empate técnico nos confrontos diretos, quando o cenário envolve apenas os dois políticos, foi o que apontou a pesquisa realizada pelo Instituto DATAVOX realizada no último dia 10 de julho, e registrada no dia 08 do mesmo mês, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Protocolo: PE 02922/2016.
A pesquisa encomendada pelo Blog Agreste Notícia entrevistou 500 pessoas de 24 localidades da zona urbana e rural do município. A margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.
Na pesquisa Espontânea, quando o Instituto pergunta em quem o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, sem apresentar opções, Roberto Asfora aparece na liderança com 23,6% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o atual prefeito Dr. Edson de Sousa (PTB), com 14%, seguido por Hilário Paulo que aparece com 7,4 pontos percentuais.


Vale destacar que, o atual prefeito Dr. Edson de Sousa não poderá disputar o terceiro governo consecutivo e que seis políticos do grupo denominado “Boca-Preta” foram citados nas intenções de votos. Se somados a pontuação dos políticos do grupo governista, eles alcançam 27,6%. Já na pesquisa Estimulada, quando nove nomes de pré-candidatos foram citados, 35,8% disseram que votariam em Roberto Asfora, enquanto 15,4% demostraram interesse em votar em Hilário Paulo e 11,4% no vereador e pré-candidato a prefeito Wagner Assunção (Bolão) do PP. Logo depois aparece Rubinho Nunes (PCdoB) com 7,6% e Josevaldo Lopes (PRB) com 4,2%. Nessa tabela a ex-secretária de Educação de Brejo da Madre de Deus, Graça Rosal (PDT), aparece com apenas 2%.


Na estimulada os pré-candidatos a prefeito do grupo liderado pelo prefeito Edson de Sousa, somam 41,4% das intensões.
O DATAVOX ainda fez os confrontos dos cinco pré-candidatos a prefeito pelo grupo Boca Preta e o pré-candidato da oposição Roberto Asfora. Nesses senários abaixo, são colocados apenas dois nomes.

ROBERTO ASFORA E HILÁRIO EMPATADOS TECNICAMENTE


No primeiro confronto, quando o eleitor é perguntado: “Dentre estes nomes que vou citar, em quem você votaria para prefeito de Brejo da Madre de Deus, se a eleição fosse hoje? – Hilário Paulo ou Roberto Asfora”.
Como observamos no gráfico acima, o ex-prefeito tem 38,8% das intenções de votos, contra 34,8% de Hilário. Uma diferença de 4 pontos percentuais, que é considerado um empate técnico dentro da margem de erros.

ROBERTO ASFORA APRESENTA VANTAGEM DE MAIS DE 15% SOBRE O NOME DE BOLÃO


No segundo cenário, onde foram confrontados os nomes de Roberto Asfora e de Wagner Assunção (Bolão), o Ex-Prefeito apresenta uma vantagem de 15,4 pontos percentuais.

ROBERTO ASFORA TAMBÉM VENCERIA JOSEVALDO, CASO A ELEIÇÃO FOSSE HOJE


No terceiro cenário avaliado pelo DATAVOX, onde é feito um confronto de Roberto Asfora e o vereador e pré-candidato a prefeito Josevaldo Lopes, os números foram o seguinte:
- Roberto Asfora 39,8%
- Josevaldo Lopes 26,6%
O “Amarelinho de Ouro” como é chamado por seus correligionários, venceria a eleição, caso ela acontecesse hoje, com 13,2% de diferença.

ASFORA VENCERIA RUBINHO COM MAIS DE 13% DE VANTAGEM



Quando é feito o confronto do ex-prefeito Roberto Asfora com o empresário e pré-candidato a prefeito Rubinho Nunes, a diferença é a mesma apresentada no duelo anterior, 13,2% a favor do pré-candidato do PSDB.
- Roberto Asfora 40,0%
- Rubinho 26,8%

GRAÇA ROSAL PERDERIA COM 21% DE DIFERENÇA, SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE


No último confronto, onde os nomes de Roberto Asfora e Graça Rosal foram estimulados para os entrevistados, o Ex-Prefeito consegue uma vantagem de 21%. Já que a pré-candidata do PDT aparece apenas 18,8% das intenções de votos, contra 39,8 pontos percentuais de Asfora.

A pesquisa foi realizada pelo instituto Data Vox e o Blog Agreste Notícia

Da redação do Blog PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.