5 de abr de 2016

ELEIÇÕES 2016: Articulações e clima político esquentam Taquaritinga do Norte

Nos últimos dias, a politica na 'Dália da Serra' vem esquentando com as confirmações de alguns pré-candidatos para as eleições desse ano. Traçamos um raio-x das movimentações dos quatro blocos políticos existentes no município, confira:

Grupo Calabar I

Gena Lins o pré-candidato a prefeito do grupo comandado por Evilásio 
Depois da desorganizada e silenciosa confirmação da pré-candidatura do empresário Gena Lins feita pelo Prefeito Evilásio, agora o impasse é para saber quem será o vice da chapa majoritária representando o grupo Calabar I, onde quem manda é o prefeito. Na disputa da vaga de vice estão o vereador Gilson Carlos, que aparece como o nome favorito entre boa parte do grupo, e o ex-vice-prefeito Lulu, ambos representando o distrito de Pão de Açúcar. Mas há quem diga que o prefeito Evilásio Ainda pode surpreender e por uma questão de confiança, indicar de última hora a secretária de Educação, Ilka Paloma, como a candidata a prefeita representando o grupo. Ilka é a pessoa do grupo em quem Evilásio mais confia, mas essa decisão pode causar ainda mais destruição na fatia principal do grupo vermelho. Circulam boatos de que antes de ser indicado, Gena com o apoio de Gilson Carlos, teria convencido Zeca a tirar seu nome da lista de pretensos candidatos. Com o apoio de Zeca, o empresário tem andado pela zona rural e segundo informações tem assediado o vereador Eraldo da Pedra Preta em busca de apoio. Apesar dessa movimentação, o nome de Gena não empolga o eleitor Calabar.

Grupo Calabar II

Diogo Morais e Fábio de Jairo abandonam Evilásio e são os novos aliados do vice-prefeito Lero
Embora ainda seja um candidatura incerta, o grupo de Lero vem lentamente conquistando apoios basicamente de pessoas ligadas ao prefeito Evilásio Araújo (PSB), uma conquista recente foi o apoio do Policial Rodoviário, Fábio de Jairo, esposo da ex-secretária de Turismo, Magda Lucélia, que deixou o cargo. Fábio por muito tempo foi um aliado e coordenador das campanhas do grupo Calabar, nas últimas eleições ele vem colocando seu nome nas listas de opções para a chapa majoritária mas novamente não decolou, outro detalhe é que a chegada definitiva de Fábio no grupo de Lero causou mal estar entre alguns membros, porém não se sabe se o grupo sofrerá perdas com essa adesão.  Além de Fábio, o vice-prefeito Lero recebeu no último domingo (03), o apoio do Deputado estadual Diogo Morais que nas duas últimas campanhas esteve com a dupla Evilásio e Lero, mas após a divisão do grupo e alguns desentendimentos com o prefeito, embarcou no projeto político de Lero. Carregando parte da 'herança maldita' da atual administração, ainda lutando pra acelerar a pré-campanha, a candidatura de Lero não conseguiu subir a serra, justamente por falta de um nome forte na sede para compor a chapa com o vice-prefeito.

Grupo Azul unido e pronto para a batalha

Jânio Arruda e Milton em evento do PSD
Jorge Dias em encontro com Jânio Arruda
Após grande evento realizado na última quinta-feira(31) no salão do Grande Hotel Jorge Eduardo no centro de Taquaritinga, o grupo 'Gravatinha' vem cada vez mais conquistando apoios e se fortalecendo para as eleições que se aproximam. Nomes como o do empresário Jorge Dias que por muito tempo militou no grupo Cabalar podem vir a declarar apoio a candidatura de Jânio Arruda. Com a divisão no grupo Calabar, além de Jorge, nomes e famílias tradicionais do grupo devem declarar apoio nos próximos dias ao projeto do grupo azul. A indefinição do grupo vermelho e os nomes apresentados não tem agradado muita gente. Enquanto isso, Jânio e Milton tem percorrido o município somando apoios e fazendo os últimos ajustes do grupo, que contará com um forte apoio do PSD de Pernambuco, liderado pelo deputado federal, André de Paula. Com o objetivo de fortalecer o partido, André pretende eleger vários prefeitos no estado e tem Taquaritinga do Norte como uma de suas prioridades.

O grupo da resistência, resistirá?

Pedro Júnior recebeu o prefeito de caruaru José Queiroz e o Deputado Federal Wolney Queiroz
em coletiva de imprensa
O prefeito de Caruaru, José Queiroz, acompanhado de seu filho, o Deputado Federal, Wolney Queiroz, estiveram em Taquaritinga do Norte e prestigiaram no domingo 20 de março, a coletiva de imprensa que oficialmente anunciou o nome de Pedro Junior como pré-candidato a prefeito da 'Dália da Serra'. Os políticos deram de cara com um evento tímido, prestigiado basicamente por pessoas ligadas ao PT do município. O grupo tem à frente o articulador político Zezinho Pedrosa, que organizou o evento junto com os presidentes do PT e PP, Eduardo Arnóbio e o empresário Zé Mário. Pedro Junior é filiado ao PDT e tem encontrado grandes dificuldades na tentativa de emplacar seu projeto para disputar a prefeitura em outubro. Muitos não acreditam que Pedro Júnior leve seu projeto até a disputa. Sem estrutura e sem uma boa aceitação popular, a possibilidade de união com um dos outros grupos políticos do município é o caminho mais provável para a 4ª via.

Vamos esperar os próximos capítulos por que essa história está só começando.

Da redação do Blog PE mais
Escrito por Paulo Otávio e Paulo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.