12 de jan de 2016

"Temos que nos dar as mãos para tirar esse povo da prefeitura o mais rápido possível", diz Jalmirez Arruda

O delegado aposentado, que já foi vereador, presidente da câmara e vice-prefeito de Taquaritinga do Norte, Jalmirez Arruda concedeu entrevista no último sábado (09) ao programa Espaço Popular. Na oportunidade, ele falou sobre o atual momento político em que vive a Dália da Serra. Jalmirez, que é irmão do ex-prefeito e atual vereador Jânio Arruda (PSD), não poupou críticas ao prefeito Evilásio Araújo (PSB) e a maneira como o gestor tem conduzido a administração municipal. Confira abaixo os principais trechos da entrevista:


Sobre a Administração Municipal
"Taquaritinga está realmente muito aquém de nossa vizinhança, mas muito mesmo. Nós tivemos em Vertentes uma administração do colega Romero Leal, uma administração fantástica, uma administração exemplar e plagiando o que diziam com Juscelino, eu diria que Romero fez cinquenta anos em oito. Cresceu tudo em volta na nossa região e nós atrofiamos".
"Então, o que a gente sente voltando a nossa terra é lastimável, é entristecedor. É você ver Taquaritinga entregue a própria sorte, insegurança total.  Hoje você chega 9hs da noite em Taquaritinga, a cidade está completamente fechada por falta de segurança pública. O que acontece com Taquaritinga é abandono, abandono do poder público, uma cidade que sequer tem uma guarda municipal implantada, mas o descaso é em tudo".
"Quando o cérebro da administração não funciona, a tendência é a falência dos outros órgãos. Essa é uma administração falida, irresponsável que levou Taquaritinga ao fundo do poço. Nós temos que resgatar isso, nós que gostamos de Taquaritinga temos que nos dar as mãos para tirar esse povo o mais rápido possível, não só o prefeito, mas também um grupinho que vive aí se locupletando com seis, sete, oito mil reais de salário, tem que colocar esse pessoal para descansar que é para Taquaritinga ressurgir das cinzas como fênix".
Sobre o Turismo
"O turismo que o prefeito faz, é um turismo diferente, ele é acostumado a fazer turismo em Santa Catarina. É aquele turismo que a pessoa coloca a esposa, o filho, a filha e mais pessoas embaixo do braço, pega um avião em Recife, aterriza em Camboriú e vai navegar nas águas cristalinas de Santa Catarina com o dinheiro não sei de quem, essa é a realidade". 
"O turismo de Taquaritinga se acabou, era um turismo que levantou Taquaritinga, muita gente sabe que isso aqui sobrevivia com quatro, cinco ou seis eventos durante o ano, mas dava pra sobreviver tranquilamente. Nós tivemos aqui Voo Livre, que foi iniciativa do ex-prefeito Jânio Arruda, uma coisa que ganhou renome nacional. Nós tivemos aqui motocross, mostra de carros, e uma série de coisas trazidas no tempo em que Jânio e Erivaldo foram prefeitos." 
"Taquaritinga tinha uma alegria e essa alegria tá escondida no seio dos taquaritinguenses com vontade de explodir novamente, e ela vai explodir se Deus quiser, porque o prefeito conseguiu acabar muita coisa em Taquaritinga do Norte, mas não acabou a vontade de viver e a vontade de fazer uma Taquaritinga melhor que está no coração de todos nós taquaritinguenses".
Hora de Reflexão
"Em tudo o que nós avançamos, o prefeito fez um paredão para ocultar isso da população. Mas isso é uma cortina de fumaça, e quem acompanhou nossas administrações sabe que isso não vai funcionar. Porque se a gente observar e perguntar por exemplo; O CAIC quem trouxe? Em que época foi? Ora, o CAIC foi disputado com cidades como Limoeiro, Surubim, Belo Jardim, cidades de peso político grandioso, mas veio para Taquaritinga... A barragem de Mateus Vieira por exemplo, são obras em que nós estivemos sempre avançando, tudo o que tem em Taquaritinga de progresso são obras que vieram do nosso palanque, e o povo sabe quem faz e quem é capaz de fazer por Taquaritinga". 
"Está justamente na hora de todos os eleitores de Taquaritinga fazerem uma reflexão, principalmente aqueles eleitores que se deixam levar por cinco ou seis fomentadores de conversa que acompanham o senhor prefeito, essas pessoas tem salários altos na prefeitura, e me perdoem a franqueza e a sinceridade porque eu estou aqui numa rádio, mas tem até jornalistas que vieram de outras cidades, que embolsam dez mil reais por mês, embolsam uma quantia 'X' pela prefeitura e uma quantia 'X' do caixa dois para levantar o nome caído, o nome que está lá embaixo, na lama, do prefeito de Taquaritinga do Norte".
Não deu tempo 
"Tínhamos vários projetos para Taquaritinga, mas tinha um grande projeto, que inclusive eu tive o prazer de ir com Jânio numa audiência com o deputado André de Paula e o ex-deputado Coronel Sebastião Rufino, onde nós levamos um projeto completo para o governador Jarbas Vasconcelos de um pátio de eventos, isso era uma obra fantástica e que iria consolidar Taquaritinga como um polo de festas e festividades com esse pátio de eventos, na hora Jarbas recebeu, chamou um assessor dele, analisou, gostou, achou maravilhoso, mas o desenrolar das eleições fez com que Taquaritinga mudasse de administração e essas pessoas nunca procuraram o governador Jarbas Vasconcelos, nem outros governadores que passaram, e Taquaritinga perdeu essa oportunidade nessa área". 
"Outra coisa que eu tinha muita vontade de fazer, não fiz o projeto, fiz um esboço na época, é na área de segurança pública, que é uma área que eu trabalhei a vida toda, que eu gosto muito, uma área que eu estudei, me dediquei, me especializei, então eu tinha muita vontade de fazer em Taquaritinga um trabalho de segurança pública que fosse copiado por outros municípios do mesmo quilate. E se tiver oportunidade, se quem estiver na prefeitura for uma pessoa que goste de Taquaritinga, uma pessoa que queira fazer por Taquaritinga, eu me disponho a dar minha colaboração integral como voluntário e dar o melhor de mim".
Sobre a Saúde
"O hospital está fechado, só falta lacrar as portas e colocar um cadeado. Estão abertas a porta de um prédio, agora a essência de um hospital não existe mais em Taquaritinga do Norte. Nós chegamos a fazer 14 cirurgias aqui em um dia de quinta-feira, o corpo médico completo, terminou meia-noite, eu lembro que isso foi até motivo de comemoração. Nós atendíamos a toda a região, até pessoas de cidades dos recantos da Paraíba, e se tinha verba, se tinha dotações e se fazia as coisas, aí isso foi minguando, foi se acabando justamente por falta de administração, é isso que não tem. Tá faltando administração em tudo, todos os setores estão falidos, eu não conheço nenhum setor que esteja funcionando bem em Taquaritinga do Norte".
Sobre a Praça de Alimentação
"Essa obra é uma aberração sem limites. Nós temos espaços em volta do lago, temos espaço próximo ao coreto, se quisesse se construir uma coisa com dignidade, com responsabilidade e bonito para Taquaritinga do Norte, teria feito ou num canto ou no outro, barraquinhas padronizadas com uma bateria de banheiros de um lado ou do outro, discreto, e nós não teríamos fechado a rua". 
"Em um momento e que se fala a nível mundial em mobilidade urbana, no momento em que se tem dinheiro em todo canto para se fazer ciclovias, ciclofaixas... Aí o prefeito de Taquaritinga vem na contramão do progresso do mundo, e principalmente do Brasil, para fechar o centro da cidade, isso não existe!"
Sobre Jânio Arruda
"Jânio foi vereador, eu estou satisfeito, votei nele e votaria de novo, porque cumpriu sua missão, dentro da ética, da responsabilidade. Então, Jânio com dignidade está fazendo um mandato espetacular e eu estou devidamente satisfeito!"
Sobre a próxima eleição 
"Tem algumas vias que estão aí e que deverão disputar a eleição, mas que não tem compromisso com Taquaritinga. No momento Taquaritinga tem que sair desse caos que está, não é hora de experimentar, é hora de colocar alguém para cobrir esses anos de atraso que esse rapaz deixou aí. Então temos que correr para entregar Taquaritinga a nova geração." 
"Dentre esses nomes que estão aí, eu vejo o nome de Jânio como o nome mais propício. O que nós precisamos é excluir essas pessoas que não servem mais para Taquaritinga. Então, eu estou com Jânio".
Escrito por Paulo Pereira | PE mais

Ouça a entrevista completa clicando no Play abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.