20 de nov de 2015

Ronnie Duarte é eleito novo presidente da OAB-PE


O advogado Ronnie Duarte conseguiu eleger-se nesta quinta-feira (19) presidente da seccional pernambucana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e vai ocupar o cargo pelos próximos três anos, após oito horas de votação em todo o Estado. Ao todo, o candidato obteve 6.899, contra 5.679 para Jefferson Calaça e 635 para Emerson Leônidas.

A chapa A Ordem Avança tem como vice-presidente o conselheiro federal Leonardo Accioly. A chapa venceu inicialmente no Recife e região, com quase mil votos de diferença. Foi uma das campanhas mais acirradas dos últimos nove anos, tempo que a situação administra a entidade.

Os militantes da chapa de Ronnie, ao lado dos candidatos eleitos e seus padrinhos, estão na porta da comissão de votação, já comemorando, com muito barulho. Houve uma abstenção de cerca de 50% no Recife, onde cerca de 16 mil advogados estavam habilitados. Ronnie teve 4.308 votos, Calaça teve 3.356 votos e Emerson Leônidas 467 votos.


O Recife representa cerca de 60% dos votos totais e vencer na capital era imperativo para levar o pleito. Por volta das 19h, o presidente da comissão eleitoral, Renato Rocha, confirmou a vitória do candidato oficial.

Ao lado do atual presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo, Ronnie agradeceu o apoio dos advogados e falou do seu compromisso com a classe. Confira no vídeo:

Ronnie era o candidato da situação, apoiado pelos ex-presidentes da OAB-PE Jayme Asfora (2007-2009) e Henrique Mariano (2010-2012). O advogado é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) e também atua na profissão no escritório Eliah, Duarte & Trindade Advogados Associados.

Anteriormente, foi diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) e desembargador eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PE. Formado pelo Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e com pós-graduação em Direito Processual Civil na UFPE.


Entre as propostas do novo presidente da OAB-PE, estão o plano estadual de valorização do advogado do interior, cursos de capacitação, monitoramento dos casos de violência ou ameaças contra advogados, estacionamentos gratuitos nas proximidades dos fóruns, respeito às garantias de paridade remuneratória e igualdade nas condições de ascensão para advogadas e descontos de até 25% em todos os serviços prestados pela OAB aos jovens advogados.

Publicado por Paulo Pereira | PE mais
Com informações do blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.