16 de nov de 2015

DENÚNCIA: Moradores acusam funcionário público de se beneficiar com água da 'Operação Pipa' em Taquaritinga do Norte


Moradores da Rua Agamenon Magalhães e Rua Padre Berenguer, no centro de Taquaritinga do Norte, nos enviaram fotos, onde denunciam um suposto desvio de água da Operação Carro Pipa, projeto que visa distribuir água para as comunidades mais necessitadas dos municípios afetados pela estiagem.

José de Almeida Mendes (de branco) com representantes do do Conselho Municipal de defesa Civil (COMDEC) e do Exército
(Foto: Blog Imprensa Oficial)
No flagrante feito pelos moradores, um caminhão pipa aparece nas imagens colocando água na casa do funcionário público José de Almeida Mendes, conhecido popularmente na cidade como 'Seu Mendes',  ele faz parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal e é integrante do setor técnico operativo do Conselho Municipal de defesa Civil (COMDEC).


José de Almeida Mendes é um dos funcionários responsáveis por fazer o cadastramento onde se distribui tickets que permitem as famílias receber a água dos caminhões cadastrados na Operação Carro Pipa coordenada pelo exército.

Na foto divulgada pelo blog Imprensa Oficial, o funcionário público José de Almeida Mendes aparece de camisa branca no cadastramento da Operação Carro Pipa
Populares afirmam que caminhões com adesivos da 'Operação Pipa' já foram vistos outras vezes colocando água na casa do mesmo. E segundo os moradores, isso pode indicar que ele pode estar se beneficiando do programa por ter acesso ao cadastramento. As fotos foram feitas no sábado, ‎31 de outubro de ‎2015, ‏‎às 08:56 da manhã.



Operação Carro Pipa

A operação distribui água potável por meio de carro pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem, especialmente no Semiárido nordestino e norte de Minas Gerais. A ação é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro. A execução do programa, incluindo contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter).

O município de Taquaritinga do Norte possui atualmente quinze carros pipa em operação com recursos do Governo Federal e três Carros Pipa em operação com recursos do Governo Estadual, segundo informações do site Observatório da Seca do Governo Federal.
Por Paulo Pereira | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.