25 de out de 2015

Na Câmara: Vereadora Cínthia Gonçalves destaca importância da campanha Outubro Rosa

A vereadora Cínthia Gonçalves, usou a tribuna da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte na última quinta-feira (22), para fazer reivindicações administração municipal para a resolução de problemas levados ao seu conhecimento por pessoas de várias localidades do município. Cínthia também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção da sociedade norte-taquaritinguense para a campanha Outubro Rosa.

Vereadora Cínthia Gonçalves na tribuna
(foto: André Barbosa/arquivo)
"A campanha Outubro Rosa acontece até dia o 30 desse mês, e eu trouxe e distribui os lacinhos rosa, símbolo da campanha, para que possamos usar nas reuniões desta Casa, pois precisamos conscientizar e alertar as mulheres do nosso município para os cuidados com a Saúde e a prevenção do Câncer de Mama e colo do útero, doenças que vem se alastrando muito em nosso país, e sabemos que merecem cuidados durante todo o ano", disse a vereadora.
Em 2015, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce. Espera-se ampliar a compreensão sobre os desafios no controle do câncer de mama. Esse controle não depende apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Ressalta-se ainda a necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.


Em Taquaritinga do Norte, os Exames Clínico da Mama e de lâmina podem ser realizados nas Unidades de Saúde da Família. Nos casos em que é detectado algum cuidado mais especial a paciente é encaminhada ao IP (Instituto Pernambucano) na cidade de Caruaru para a realização do exame de mamografia mais detalhado.

Por Paulo Pereira | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.