25 de ago de 2015

Hospital de Taquaritinga do Norte está sucateado e oferece risco à saúde dos funcionários e da população


Os vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente da Câmara Municipal, estiveram na manhã da última quinta feira (20) no Hospital Geral Severino Pereira da Silva, que é administrado pela FUNDATA, para averiguar denúncias de que estaria havendo dificuldades na realização dos atendimentos naquela instituição.

Lixeiros quebrados na entrada da unidade hospitalar (Fotos André Barbosa)
Os vereadores enviaram ofício com antecedência, informando de que na data estariam indo fazer a visita, e ao chegarem lá, foram recebidos pelo Secretário de Saúde, Ronaldo Veiga, porém a presidenta da FUNDATA a Sr. Carminha Malaquias, não permitiu a entrada de dois assessores que acompanhavam os vereadores, houve bate boca e início de tumulto, e somente com a intervenção do Secretário Ronaldo Veiga os assessores puderam acompanhar a visita. 



Ficou claro e visível o constrangimento por parte da administração do Hospital, mediante a situação encontrada pelos vereadores. As instalações se encontram em elevado estado de sucateamento e a estrutura está sem as condições físicas adequadas para receber pacientes.

Lençóis, camas, cadeiras, portas, paredes e outros equipamentos dos leitos estão sujos e deteriorados.

Roupas disponíveis na sala de obstetrícia, (sala de parto)
Lençóis manchados revelam o desgaste pelo tempo dos acessórios do Hospital








Instalações elétricas oferecem alto risco a pacientes e funcionários






Foram observados que nos banheiros várias torneiras e vasos sanitários estão sem as devidas condições de higiene e com vazamentos.




Em todo o tempo, o Secretário de Saúde colaborou concedendo informações a Comissão, no entanto, a presidenta da FUNDATA estava bastante nervosa e em vários momentos se desentendeu com alguns vereadores, agindo com ironia com os assessores que acompanhava Comissão, procurando dificultar acesso a espaços, sendo necessário por várias vezes a intervenção do Secretário.

Sala para repouso da enfermagem não possui lençóis sobre o colchão das camas





Na parte da lavanderia, os vereadores encontraram vários lençóis estendidos, os tecidos apresentavam manchas muito escuras, talvez devido ao uso excessivo.



A cozinha apresenta péssimas condições em sua estrutura física e nos utensílios onde são feitas as comidas para pacientes e funcionários.







A situação é mais agravante ainda devido a constatação da total falta de competência administrativa da atual diretoria, integrantes da Comissão ficaram chocados com o que viram no local, não existe condições mínimas para receber pacientes, a estrutura oferecida aos funcionários coloca em risco a vida dos mesmos, a pequena quantidade de alimentos encontrado na dispensa durante a visita estavam acondicionados de maneira inadequada.

Alimentos armazenados de maneira inadequada misturado com utensílios de limpeza e materiais de escritório.

Vereadores não acreditaram na forma como são armazenados os alimentos na dispensa


As condições do refrigerador mostram que não está havendo a devida manutenção do equipamento

Local onde estava guardado os alimento oferece alto risco de contaminação



Alimentos e materiais de escritório no mesmo local 

O jaleco de uma funcionária foi encontrado no local onde
estavam armazenados os alimentos



Promessas de melhorias para a unidade

A sala de Radiologia está funcionando, algumas portas foram trocadas recentemente, com a intervenção do Secretário Ronaldo Veiga, todas as informações requeridas e documentação foram disponibilizadas para a Comissão, aos vereadores foi dito de que existe projetos para reformas e que o Hospital deverá voltar a fazer cirurgias.


Sala de Radiologia estava funcionando, o vereador Demar conversou com o funcionário operador
A Comissão visitou ainda o setor onde funcionam os programas Sociais do Governo Federal e a Administração da Secretaria de Saúde, lá é o oposto do Hospital, pois existe uma aparente organização administrativa.


A comissão da Câmara vai fazer um relatório para que possam ser tomadas as medidas necessárias para procurar resolver a situação.

Com informações de André Barbosa do blog Pão de Açúcar Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.