24 de jul de 2015

Denúncias e troca de acusações esquentam clima na reunião da câmara de vereadores de Taquaritinga do Norte

Todos os vereadores compareceram a sessão (Fotos: Paulo Pereira | PE mais)
Na tarde desta quinta-feira (23) aconteceu a terceira reunião ordinária do terceiro período de 2015, na Casa Legislativa Miguel Lucas de Araújo em Taquaritinga do Norte. A sessão começou tranquila, mas no final o clima esquentou o frio que domina a Dália da Serra, que vive um intenso período chuvoso. Com a presença dos onze parlamentares e um público pequeno, a sessão de ontem, deu demonstrações de como será o clima com a aproximação da campanha eleitoral de 2016. Confira alguns momentos da primeira parte da reunião.

Gilson Carlos detona José Augusto Maia

Após as falas dos vereadores Borges e Jânio Arruda no início da reunião, o vereador Luquinha da Saúde (PSB) fez duras críticas ao prefeito e falou também sobre a "Farra dos aluguéis" na administração municipal de Taquaritinga do Norte, denunciada pelo vereador Jânio Arruda (PSD) em dezembro de 2013. O vereador disse ter visitado e encontrado diversos erros no CRAS e no CREAS em Pão de Açúcar, e falou ainda, sobre uma emenda que o ex-deputado José Augusto Maia teria destinado para calçar uma rua no distrito de Pão de Açúcar.

"Eu soube que o ex-deputado José Augusto Maia teria feito uma emenda para calçar a avenida Severino Pereira em Pão de Açúcar, mas infelizmente mais uma vez esse irresponsável que é o prefeito de Taquaritinga do Norte, não aceitou! Eu sei que se José Augusto Maia tivesse colocado alguma emenda para a sede de Taquaritinga ele tinha aceitado."

Ao ouvir a fala de Luquinha da Saúde, o vereador Gilson Carlos (PMN) pediu um aparte e disparou contra o ex-deputado José Augusto Maia:

"Esse Zé aí, era Zé da água, Zé não sei de quê... Agora é "Zé promessa..." Ele me prometeu no gabinete dele, e eu estou com a documentação assinada por ele, que ele ia arrumar uma quadra para Pão de Açúcar... Eu levei o projeto da quadra, aí ele disse; "Não, não sai por associação!" Aí eu fui de novo a Brasília, levei outro projeto da prefeitura e nada! Isso é conversa!"

O vereador Luquinha da Saúde insistiu acusando o prefeito de não ter aceitado a emenda.

"Na realidade foi o prefeito que não aceitou! E ele não aceitou porque é para Pão de Açúcar, ele quer eliminar aquele distrito!"Disse Luquinha.

Luquinha apresenta mais denúncias sobre valor dos aluguéis de imóveis alugados pela prefeitura

Na tribuna, o vereador Luquinha da Saúde fez mais denúncias sobre o valor dos aluguéis de alguns imóveis alugados pela prefeitura de Taquaritinga do Norte.

"Fui ao CREAS, entrei lá dentro, olhei as salas, vi quantos quartos tinha... É um absurdo o valor do aluguel daquela casa do CREAS, mil e quinhentos reais senhores e tive a informação de que parece que a escritura daquela casa está no nome de Shirley Feitosa, que já foi diretora do hospital, ou é do irmão dela que já foi vice-prefeito de Taquaritinga do Norte."

No entanto, em sua fala na tribuna, o vereador Luquinha saiu em defesa do empresário Robélio, que é o proprietário da casa onde funciona o CRAS de Pão de Açúcar. Segundo informações do vereador, o imóvel está alugado a prefeitura. Luquinha não conseguiu esconder que saiu em defesa do empresário Robélio, provavelmente porque o empresário é simpatizante do vice-prefeito Lero.

"A casa do CRAS de Pão de Açúcar é do empresário Robélio, o valor do aluguel na realidade é mil e quinhentos reais... Eu não vou denunciar essa casa de Robélio, porque ela vale esse valor, é uma mansão. Se não valesse esse valor eu seria o primeiro a denunciar ele. Uma casa daquela no meu entender ela vale esse valor". Encerrou Luquinha da Saúde.

Vereador Batata critica duplicação da PE-160, intensifica as críticas a Evilásio Araújo e chama prefeito de "Cagão".

"Na administração pública de Taquaritinga está acontecendo de tudo, é de dar dó! O prefeito continua gastando e gastando mal, é o prefeito mais "gastão" e "Cagão" da história de Taquaritinga do Norte, não sabe administrar o dinheiro de nosso município."

O parlamentar também fez duras críticas as obras de duplicação da PE-160.

"Uma coisa que tem tirado o sono de muita gente em Pão de Açúcar é a obra de duplicação da PE-160, do trecho zero, que é localizado no trevo até as imediações das fábricas de Robélio e Bá. Tem um monte de gente dizendo que suas casas vão ser arrancadas, porque o DER, DNIT, eu não sei que diabos está tomando conta daquilo... andaram dizendo isso por lá... Essa obra da PE-160 é enrolação do início ao fim... Começaram uma duplicação sem realizar uma audiência pública, nem com a sociedade e nem com os poderes para definir o que realmente iria acontecer, se ia beneficiar ou prejudicar alguém! A duplicação é importante mas não podemos esquecer as pessoas que moram ali no Bairro Badoque e no Trevo, que precisam atravessar essa via."

"Está se formando uma comissão em Pão de Açúcar, vamos apresentar um projeto alternativo a respeito da duplicação da PE-160 no trecho que passa dentro de Pão de Açúcar. A câmara será chamada, a sociedade será chamada, porque a obra tem que atender a todos os interesses da sociedade e das pessoas que tem investimentos as margens da PE-160." Encerrou o vereador Batata.

Política muda

Um desabafo - Uma coisa que chama atenção nas sessões da câmara de Taquaritinga do Norte, é medíocre atuação de alguns vereadores. A demonstração de uma política enfadonha é extremamente visível quando alguns deles são anunciados pelo presidente da casa para fazer uso da tribuna, e a única ação é mover o corpo para se aproximar do microfone e pronunciar rapidamente a palavra; "Dispenso!"

Tais parlamentares só estão evidenciando o quanto é necessário haver uma renovação no quadro político de Taquaritinga do Norte. Pois, enquanto alguns queiram permanecer deitado eternamente em berço esplêndido, o povo heróico precisa fazer brilhar o sol da liberdade e mostrar que não foge à luta! Nossa terra adorada está cansada da mesmice, da acomodação, da falta de amor e vontade política que tem envergonhado nosso presente e escurecido nosso futuro.

2016 está muito perto, é hora de fazer escolhas certíssimas, pois um erro pode comprometer sua vida e a de muitas pessoas. Daí, esses que são mudos na câmara, vão ser muito eloquentes ao chegar em sua residência, e ao encontrar-lhes, será sua vez de pronunciar frio e docemente; "Dispenso!"

Escrito por Paulo Pereira | PE mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.