7 de abr de 2015

Festival de Cinema para crianças e adolescentes chega a sua 3ª edição no agreste pernambucano

Taquaritinga do Norte, Bom Jardim e Orobó no agreste do estado de Pernambuco, foram as cidades selecionadas para execução da terceira edição do Criancine - Festival de cinema Infanto juvenil, nos dias 27, 29 e 30 de abril, respectivamente.


O Criancine é um Projeto Cultural que tem como objetivo maior levar através do cinema momentos educacionais e de desenvolvimento social para crianças e adolescentes, o projeto envolve escolas e sociedade, ajudando na difusão de obras audiovisuais nacionais, desenvolvendo uma consciência crítica aos envolvidos neste processo.

O festival busca em sua curadoria obras que estejam ligadas à realidade escolar, e, nesta edição, seguirá os mesmos critérios através de filmes de curta-metragem que tratem sobre bulling, diferenças e acessibilidade, a exemplo do premiado filme "Sophia" do diretor paraibano Kennel Rogis, que conta a relação de uma mãe que busca entender melhor o universo de sua filha Joana, deficiente auditiva, uma singela história de amor e cumplicidade, cercada de poesia visual e sonora. 

O evento consegue atender todo alunado das redes municipal, estadual e particular. "Nas duas últimas edições conseguimos atingir um público maior de 5.000 crianças e adolescentes e nesse ano tentaremos duplicar esse número, uma forma de educar de forma lúdica, como também, difundir o cinema nacional", declarou o diretor do Projeto Alexandre Soares. 
  
Além das exibições, acontecerá nas três cidades a oficina “Iniciação a Produção Audiovisual – fundamentos e práticas” ministrada pelo fotógrafo e cineasta Saullo Dannylck, onde os participantes conhecerão sobre produções cinematográficas além de realizarem um filme de curta metragem que será exibido na conclusão das atividades em cada cidade.

O júri do festival é composto pelo próprio público, após as sessões, acontecerão debates e discussões sobre as obras apresentadas, em seguida, as crianças e jovens, escolherão os filmes que serão premiados. 

Em Taquaritinga do Norte as sessões acontecerão no Cine Teatro Santo Amaro, Centro da cidade; em Bom Jardim no Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Braz, centro; já na cidade de Orobó no Portal da Inclusão Digital localizado na Rua 10 de Janeiro, centro. As exibições de todos os dias começarão às 8h e a entrada é gratuita.

Assista o vídeo da edição 2014: https://www.youtube.com/watch?v=0qd7hl1tosk

Inscrições para oficinas devem ser feitas através do e-mail: criancine@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.