26 de mar de 2015

Metas e estratégias para a Educação pelos próximos 10 anos são debatidas em Santa Cruz do Capibaribe

Fotos: Paulo Pereira ASSECOM/Câmara de Vereadores
Na manhã desta quinta-feira (26) foi realizada a 4ª audiência pública para elaboração do Plano Municipal da Educação (PME), que aborda um conjunto de 19 metas e estratégias para serem adotadas pelos próximos 10 anos.

O plano é dividido em eixos de atuação conforme as faixas etárias em que estudam os alunos (Alfabetização, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) na rede pública e privada no município.

Na reunião de hoje, que obteve baixa participação popular em relação as outras anteriores, estiveram presentes o secretário municipal de Educação Joselito Pedro, a representante do Sinduprom Luciene Cordeiro, além de gestores e professores de escolas públicas e privadas. 


Duas metas foram debatidas: Elevar a escolaridade média da população, de 18 a 29 anos, de modo a alcançarem, até o final do plano, a média de 12 anos de estudos;
Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para a população de 15 a 17 anos e elevar, até o fim do FNE, a taxa de matrículas para 85% nessa faixa etária.

A ideia dos debates, segundo os presentes, é adequar essas metas a realidade educacional no município.

Nessa quarta audiência, de um total de oito, foram debatidas 20 estratégias que fazem parte das duas metas, com destaque para a criação do Fórum Municipal da Educação a cada dois anos para diagnosticar as condições do ensino local e a ampliação da Formação Continuada oferecida a categoria.

A expectativa é que, até o início do segundo semestre deste ano, o plano possa estar concluído para ser levado a pauta de votação dos vereadores para que, caso aprovado, se torne Lei com a sanção do prefeito Edson Vieira (PSDB).

A próxima audiência será realizada em 07 de abril, de 8h às 12h, sendo, mais uma vez, aberta ao público. O próximo assunto a ser debatido será a modalidade educacional EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Informações do blog de Ney Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.